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sábado, 17 de novembro de 2012

MOTOR 45"

Vamos voltar a mecânica que é o que realmente interessa, após a desmontagem completa do motor, a primeira etapa é a da inspeção das peças, começando pelas carcaças do bloco a procura de trincas e soldas mal feitas que possam comprometer a peça, no caso desse motor não havia nada de errado com elas, ou quase nada ...

 A pista do rolamento da ponto do virabrequim do lado do pinhão estava completamente oxidada, sem salvação, foi então sacada da tampa com uma prensa

E deu lugar a uma nova, peça zerada, original de estoque antigo (NOS), aqui cabe uma ressalva, não basta sacar uma e prensar outra pois se não houver um alinhamento perfeito com a pista do rolamento do lado oposto o virabrequim ficará desalinhado, o motor completamente desbalanceado e os roletes dos rolamentos sofrerão desgaste prematuro 


Na tampa oposta, a do comando, a pista do rolamento estava em bom estado, bastou um polimento e ficou em condições de uso, já as buchas onde vão os quatro "comandos" estavam com desgaste acentuado

Também sacadas na prensa e prensadas novas, nesse caso depois de prensadas é preciso um ajuste fino para cada "comando" usando-se um alargador de buchas

Após prensar as buchas é necessário fazer um furo na sua borda e então trava-se a bucha com um pino elástico, isso irá impedir que ela rode em falso

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