Hard Tail - Ever
Duo-Glide - Maybe
Softail - Never
Portanto, nas HDs antigas pré Evo, ou não há suspensão traseira ou esta é por balança com dois amortecedores, qualquer coisa fora disso é gambiarra.
O intuito dos textos continua sendo apenas o de dar um horizonte para quem quer conhecer um pouco das antigas, não vou explicar como diferenciar quadro de panhead pelos suportes da buzina ou quadros de 750cc pelo formato dos batentes da frente. Para isso existem os livros !
Todos os motores flatheads foram montados em quadros rabo-duro e com frente springer, a única exceção foi no servicar de 1958 adiante, que tinha frente hidráulica.
Na minha visão são os quadros mais bonitos já fabricados pela HD, são curvilíneos, dão a impressão de leveza e velocidade, mas na realidade não são nem uma coisa, nem outra ...
A principal característica desses quadros é o fato do tubo dianteiro inferior ser único, muito semelhante ao quadro das J da década de 20, se diferenciando principalmente pelo suporte do motor, horizontal para os motores flatheads e vertical para os motores F-heads.
O câmbio é parafusado diretamente ao quadro, tendo uma base plana no próprio quadro para isso, os primeiros eram fixados com apenas dois parafusos, os últimos com três parafusos. Não há suporte para plataformas, mas sim dois olhais por onde passam dois eixos onde serão presos os suportesCaracterizam-se pelos dois tubos inferiores, formando um berço duplo.


Os suportes do motor são horizontais e existem suportes semelhantes ao do motor para a base do câmbio, que por sua vez é parafusada ao câmbio.
Os suportes para plataforma são fixados direto ao quadro
Wish bone – “osso do desejo”, esse nome curioso se refere a semelhança dos tubos dianteiros do quadro com aquele ossinho de galinha que se parece com uma forquilha e se faz a simpatia do desejo. Esse quadro foi usado nos motores panhead
Esses quadros são basicamente os hard tails com a adição de uma balança traseira e dois amortecedores.
É um quadro curto, dá a impressão de um quadro cortado pois a parte superior traseira do quadro é feita por duas “espadas” fixadas a ele
Esses quadros sofreram duas grandes mudanças, sendo a primeira em 1965 com a mudança do tanque de óleo que deixou de ser em ferradura e passou a ser na lateral esquerda da moto e a bateria saiu do centro do tanque de óleo passando para a lateral oposta . A HD seguiu o caminho oposto ao mudar para softail, retornando ao tanque ferradura
A segunda foi na balança traseira, que em 1973 deixou de ter o perfil tranversal redondo
e passou para perfil quadrado com a adição do freio a disco traseiro. Nesse momento os amortecedores traseiros de 13 ½ pol foram substituídos por amortecedores de 12 pol com manutenção da altura da moto. Atenção
A HD sempre usou tubos espessos e soldas de qualidade, mas o passar dos anos e o mal uso faz com que quadros íntegros sejam artigos raros. São comumente mal reformados, com substituição de seus tubos por outros de baixa qualidade ou resistência, soldas de baixa qualidade e/ou mal alinhados.
Em todas as motos que passam pela minha mão dou uma atenção especial ao quadro, em primeiro lugar um jato de areia, assim posso ter uma real idéia da situação, das emendas, soldas e trincas que por ventura existentam.
No quadro da flathead 41 encontrei minha maior surpresa até o momento, as curvas inferiores do quadro foram restauradas com massa plástica !!! Essas curvas merecem uma avaliação especial em todos os quadros pois geralmente estão gastas e amassadas devido a pouca altura dessas motos.
Não vale a pena economizar aqui, procure por mão de obra especializada, aquele cara que é bom de solda e diz que faz, é uma roubada. Procure alguém especializado em quadros, e sempre, eu disse sempre, entregue a moto com o bloco do motor para ser alinhado. Já me dei mal com uma besta famosa que me falou que não precisava pois tinha um gabarito do motor
Todos os suportes do motor e do câmbio devem estar sem tinta no momento da montagem, proteja-os ou esteja preparado para retirar a tinta depois da pintura. Sempre uso um fosfatizador nesses pontos antes da montagem para evitar oxidação precoce
Mais dois pontos merecem atenção especial, primeiro o “pescoço”, pois muitas dessas motos tiveram o ângulo alterado, principalmente na década de 70. Essa região não é plana, se estiver, tenha certeza que tem solda e foi preenchida por massa, a presença de um cordão de solda nesse local desvaloriza todo o quadro
2 comentários:
Espero que já esteja bem da operação! Só para lembrar, estas scooters novas são automáticas!!!!!!
Excelente matéria, curta e esclarecedora. Parabéns!
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