O nome, nesse caso, é auto explicativo, “sobre a cabeça”. Nesse tipo de motor as válvulas ficam por cima da câmara de combustão, e não ao lado como nos Flatheads. Já o comando de válvulas se mantém na mesma posição, a direita do bloco do motor, aciona os tuchos com roletes que por sua vez acionam as varetas, que conectadas aos balancins no cabeçote ( cujo formato da tampa nomina o motor, como já foi explicado antes ), que por sua vez aciona as válvulas.
A sequência evolutiva desses motores já foi explicada no texto anterior, sendo Knucklehead – Panhead - Shovelhead- Evolution ....
KNUCKLEHEAD
O motor mais falado entre os motores HDs antigos, objeto de desejo de 99,99% dos amantes de HDs ( faço parte dos 0,01% mas não sou parâmetro para nada ), foi produzido concomitante aos Flatheads de 750cc e 1200cc e apesar de em sua maioria ter 1000cc, era mais potente que esse ultimo, era o motor ideal para performance, para uma bobber no seu uso de moto de corrida de rua
Tornou-se um ícone maior por ser usado por Ralph “Sonny” Barger, um dos fundadores dos Hells Angels.
Apresentava, comando único, sincronizados com o virabrequim e a bomba de óleo e com um conjunto de engrenagens que também acionavam o dinamo, esse sistema de comando único foi mantido por longo período, até o Twin cam ( comandos gêmeos ). O distribuidor é externo, na parte superior direita do bloco e o dínamo fica em frente ao bloco.
Aqui cabe um adendo, o distribuidor, assim como nas Flatheads, era de avanço manual, ou seja, há um “acelerador” no punho esquerdo que faz a movimentação do distribuidor para frente e para trás, com conseqüente movimentação da mesa do platinado, modificando o ponto de ignição.
PANHEAD
Evolução do motor knucklehead, substituindo-o em 1948, ficou famoso no filme Easy Riders e é o motor da moto mais famosa do cinema, a Captain América, moto criada pelo construtor americano Bem Hardy, que por ser negro na década de 60, nunca recebeu os devidos créditos.
http://thevintagent.blogspot.com/2009/03/ben-hardy-creator-of-captain-america.html
A principal característica para a identificação desse motor é a tampa do comando de válvulas, que parece uma bacia ou uma panela rasa ( daí o nick Pan ), usava o mesmo sistema que o motor Knuckle, com válvulas e balancins sobre a câmara de combustão, assim como o sistema de acionamento por varetas.
O distribuidor continua externo, porém apresentou algumas alterações, de 1961 até 1964, foram utilizado dois platinados na mesma mesa do distribuidor, sendo um para cada cilindro, e em 1965, ano que foi introduzida a partida elétrica, passou a utilizar distribuidor com avanço automático, com um sistema de pesos que ao acelerar a rotação do eixo do distribuidor, avançava a mesa do platinado, sendo eliminado então o “acelerador” do punho esquerdo. Esse sistema de avanço automático foi utilizado nas HDs até a sua substituição pela ignição eletrônica
Podemos dividir os motores Panhead basicamente em dois tipos quanto a ponta do virabrequim.
Ponta cônica – o pinhão do motor usa uma chaveta para trava-lo, apresenta os rolamentos do virabrequim do tipo gaiola e rolete, como nos motores anteriores
Ponta estriada –o pinhão também é estriado, não necessitando de chaveta para trava-lo, os rolamentos do virebrequim são Tinken do tipo cônico, como os motores posteriores
SHOVELHEAD
O cabeça de pá pode ser dividido em dois modelos quanto a posição do seu distribuidor e do gerador/alternador
Shovelhead generator
O gerador fica na frente do bloco do motor e o distribuidor a direita, sobre o bloco, como no motor panhead, se diferencia externamente pelo formato do cabeçote, ficando conhecido como “panshovel”
Shovelhead alternator
O gerador foi substituído pelo alternador, que agora fica localizado na lateral esquerda do bloco do motor, escondido sob a tampa da transmissão primária
O distribuidor passou da posição superior para o interior do motor, na lateral direita, em uma capa em formato de cone, ficou conhecido como “shovelhead bicudo”
Essa configuração foi mantida no motor posterior, o Evolution
Mas aí já é outra história ....
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