A identificação do modelo de uma HD antiga é um trabalho relativamente simples, porém quando se trata da identificação de detalhes de originalidade, torna-se um trabalho complexo devido a grande variação de acessórios originais ou opcionais disponíveis. O objetivo dos próximos textos não é o de transformar ninguém em um especialista, mas sim habilita-lo para que ao menos reconheça o modelo com seus itens principais, para tanto, esse primeiro texto será dividido em duas partes, na primeira tratarei inicialmente de localizar os modelos em uma ordem cronológica e na segunda tratarei da identificação dos modelos pela numeração do motor/chassis. Nos próximos textos vou explicar como identificar o quadro, suspensão, câmbio, rodas, tanque de gasolina etc... Não me prenderei a detalhes extremos nem a modelos especiais, para isso existem livros específicos.
Vou retringir todos os textos ao período que se inicia com as Flatheads na década de 30 e se estende até as Shovelheads na década de 70, lembrando que em 1976 foi proibida a importação de motos no Brasil e as Shovelheds passaram a ser montadas em Manaus e vendidas como motos nacionais com a designação “Motovi”.
Inicialmente traçarei quatro linhas de tempo, pois alguns modelos tiveram sua produção concomitante. As linhas serão divididas em : Big Twins Over Head Valve ( knuckle/Pan/Shovel), Big Twins Flatheads, Flatheads e Sportsters.
Os modelos de baixa cilindrada do período AMF não farão parte dos textos.
Big Twins OHV :
1948 - introdução do motor Panhead
1949 - introdução da suspensão dianteira a óleo – Hydra Glide
1958 - introdução da suspensão traseira com balança e amortecedores – Duo Glide
- introdução do freio traseiro de acionamento hidráulico
1960 - introdução da capa de farol “cabeça de búfalo”
1966 - introdução do motor Shovelhead
1969 - introdução do alternador elétrico e do freio a disco dianteiro
1972 - introdução do freio a disco dianteiro ( banana caliper com disco de 10 polegadas )
1973 - mudança para balança traseira quadrada com
1978 - introdução do motor Shovelhead 1340 cc
O termo Panshovel, apesar de ser de uso rotineiro, oficialmente nunca existiu, a designação correta seria de Generator Shovelhead e o modelo conhecido como Shovelhead bicudo tem como nome correto o de Alternator Shovelhead.
1930 a 1947 – Motor Flathead - configuração rabo duro com frente springer – kick start – freio traseiro com acionamento a varão e dianteiro com acionamento a cabo – gerador elétrico
As big twins flatheads mantiveram a configuração descrita acima por todo o seu período de produção, ocorreram basicamente mudanças no motor e na frente á partir de 1936, estas serão descritas nos próximos textos. Curiosamente encontra-se muito pouca na literatura sobre as flatheads big twins, e também são raras de serem vistas a venda nos EUA, as BT Flatheads também foram produzidas com motores de 1340 cc
Flathead :
1929 – 1947 – Solo - configuração rabo duro com frente springer – kick start – freio traseiro com acionamento a varão e dianteiro com acionamento a cabo – gerador elétrico
1932 – 1957 – Servicar na configuração frente springer, freio traseiro com acionamento a varão e dianteiro com acionamento a cabo
1958 – 1973 - Servicar na configuração frente a óleo, freio traseiro com acionamento hidráulico e dianteiro com acionamento a cabo
Sportster :
A história da sportster começa com sua antecessora, a modelo K, no ano de 1952, em resposta a invasão do mercado americano por motos inglesas rápidas e leves como a BSA, Trimph e Norton a HD se viu obrigada a criar uma moto a altura, iniciou então a produção da modelo K, ainda com o sistema de válvulas laterais e 45” ( 750 cc ) como as modelo W, porém com amortecedores traseiros ( que só seriam introduzidos nas Big Twins após 1957 ), os clássicos cabeçotes de alumínio e a integração motor/câmbio, característica marcante das Sportster. Em 1954, com o modelo KH, a moto recebeu um upgrade para 54” ( 883 cc ), ainda com motor flathead
Identificando os números:
O sistema inicial de identificação das Hds se estendeu até 1969, nele as motos apresentavam apenas numeração gravada na lateral esquerda do bloco do motor, com a seguinte leitura:
Dois primeiros dígitos - ano de fabricação
As letras - modelo
Quatro últimos dígitos - número de série
De 1962 até 1969, se o ano de produção for par, o primeiro numero de série também deve ser par, se o ano de produção for impar, o primeiro numero de série deve ser impar.
Na parte inferior do bloco do motor, em ambos os lados, existe um outro número gravado, diferente do número descrito acima, estes números se referem ao número de produção do bloco e devem ser iguais nos dois lados, indicando que formam um par original e foram ajustados de fábrica.
Os modelos são designados como :
Flathead 750 cc
VL - modelo solo até 1936
W - modelo solo pós 1937
WL - modelo solo de alta compressão
WLA - army – modelo militar, exportada inclusive para o Brasil
WLC - army, produzida exclusivamente para o exército Canadense
WR - Race – modelo exclusivo de corrida
WLDR - Race Sport – modelo esportivo para uso civil
G - Servicar – triciclo de serviço ( as letras complementares se referem exclusivamente a presença de acessórios como A - Town bar, E – partida elétrica )
Flatheads Big Twins
U - modelo solo, 1200 cc , taxa de compressão 5.0:1
UL - modelo solo, 1200 cc de alta compressão 5.5:1
UH - modelo solo , 1340 cc, taxa de compressão 5.2:1
ULH - modelo solo de 1340 cc de alta compressão 5.7:1
Big Twins OHV
E - modelo solo, 1000cc, taxa compressão 6.5:1
EL - 1000cc, alta compressão 7.0:1
F - modelo solo, 1200cc, taxa de compressão 6.6:1
FL - 1200cc, alta compressão 7.0:1
FLH - 1200 cc, taxa de compressão mais alta e comando “quente”
FLP,
FLPH - versão militar dos modelos FL e/ou FLH
De 1970 até 1980, a identificação passa a constar não só no bloco do motor como também no “pescoço” do quadro, com o mesmo numero em ambos. No quadro abaixo encontra-se a forma de interpretação dessa identificação:
Primeiros dois dígitos identificam o modelo sendo :
1A | FL or FLP 1200 |
1H | FXB - 80Sturgis (Belt) |
1K | FLH - 80 Shrine |
2A | FLH 1200 |
2C | FX 1200Superglide Kick start |
2F | FXS 1200 |
2H | CLE - 80 |
3G | FLH - 80 |
3H | FLH - 80 Classic |
5E | FXEF 1200 |
5H | FLHS - 80 |
5G | FLT |
6E | FXEF - 80 |
6G | FXE - 80 Superglide Electric Start |
6H | FL - 80 |
7G | FXS - 80 |
7H | FLH 1200 Police |
8H | FLH 1200 Shrine |
9D | FXE 1200 |
9G | FXWG - 80Wide Glide |
9H | FLH - 80 Police |
Do terceiro ao sétimo digito está o número de série da moto
Os dois últimos dígitos identificam o ano de fabricação, sendo:
1970 | H0 |
1971 | H1 |
1972 | H2 |
1973 | H3 |
1974 | H4 |
1975 | H5 |
1976 | H6 |
1977 | H7 |
1978 | H8 |
1979 | H9 |
1980 | J0 |
No próximo texto passaremos a identificação das HDs antigas no estilo esquartejador, ou seja, por partes !
Hadys
www.jurassicmachines.com.br
5 comentários:
Cacetada, nunca mais te desafio pra uma partida de SuperTrunfo
parabéns e obrigado mano velho, pelos conhecimentos que só vc mesmo consegue informar! abraço do Albertoni
opa blz estou querendo comprar uma , vc n sabe quem tem uma para vender ? qual vc recomenda ,quanto custa +- uma para restaurar ?
preçado amigo...com toudo respeito, mais o freio a disco nas showel, entrou no modelo 72...modelo de transsiçao entre 71 e 73..posso te dar detalhes sobre isto...o disco e colocado num adaptador na mesma roda de panela do 71.
O guidao passa a ter os comandos em caixote de aluminio, mas como conserva a indicçao de ponto morto por interrutor de positivo, nao tem aberto o furo que depois eusado para o ñliga desliga da moto no ano 73.
No lado esquerdo leva aberto o furo e ua para farol alto e baixo..na posiçao horizontal.
tive o prazer de resataurar duas 71 e 72...e aprofundei mesmo...grande abraço
Amigo, enorme prazer em encontrar um blog como esse. parabéns. Eu e meu irmão herdamos do nosso pai uma flathead 1948 esta toda desmontada, ele começou a restauração. aparentemente tem todas as peças se faltar é detalhe. Gostariamos de monta-la. Possuimos aquele manual original. Coo faço para te mandar algumas fotos, quero sua opinião sobre se o modelo bate com o que penso.
grande abraço.
Lucas Aumondi
Sapiranga-RS
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