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domingo, 7 de junho de 2009

PROBLEMAS QUE ASSUSTAM




Com o motor fechado, instalei a embreagem, pinhão e corrente da primária, achando que só faltava colocar no ponto, um pouco de gasolina, algumas ( talvez muitas ) pedaladas e finalmente fazer o motor funcionar, mas ao tentar girar o câmbio, começei a ouvir um barulho metálico e notei que ao ser rodado, o motor em alguns momentos quase travava, algo estava errado e era sério, sabia que isso iria tomar muito tempo, talvez fosse necessário abrir o motor, esperei ter um bom tempo livre e mexer com calma, ontem fiz isso, inicialmente pensei que fossse algo na parte de baixo do motor, porém após examina-lo com cautela, notei que o ruido era na parte superior e que ocorria nos dois cabeçotes, imaginei que talvez as valvulas estivessem baatendo no topo, desmontei os cabeçotes e notei que o centro do pistão, que é em cupula, ultrapassava o limite superior do cilindro ( como se vê na foto, a borda fica alguns milimetros abaixo e havia me dado a impressão que tudo estava certo ), tinha algumas saídas:
- junta mais grossa, o que aumentaria tosa câmara e diminuiria a taxa de compressão
- plainar a cabeça do cilindro, que reduziria a resistência nesse ponto e em caso de necessidade de troca deveria ser repetido no novo pistão
- Limar o cabeçote no ponto de contato
Optei pela ultima , passei um pouco de tinta no ápice do pistão e ví onde ele encostava, fui limando e repetindo o processo até ele ficar livre, isso não vai acarretar nenhum problema pois o cabeçote é de ferro fundido, estremmente espesso e devo ter retirado no máximo 1 mm em uma área muito pequena, fechei o motor e agora preciso de tempo de faze-lo funcionar.

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