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segunda-feira, 29 de setembro de 2008

FRENTE SPRINGER ( ESTILINGUE )





A frente veio cromada/enferrujada, estava desalinhada, orificio do eixo ovalado, sem os eixos dos jumelos, foi decapada, alinhada, enchida, jateada, pintada epoxi preto e fosfatizada internamente ( detalhe importante pois após sabe-se lá quantos banhos químicos esses tubos vão se deteriorando ). Refeito os eixos da molas ( os anteriores estavam tortos e com a rosca inferior espanada ).
Como se tratam de molas com mais de 60 anos, apesar da moto não ter previsão de usar side car, coloquei as molas internas inferiores que funcionam como um segundo estágio da suspensão, sendo acionadas quando se aproxima do fim do curso ( mandei fazer as molas em aço inóx seguindo as medidas originais, inclusive com curiosa curvatura , uma solução interessante para que a mola fique presa ao eixo, sem pular e fazer ruido ), buchas novas para os jumelos.
A montagem requer uma ferramenta especial ( compressor de molas ), como não tenho tal ferramenta mas não é a primeira vez que monto uma dessas, lá vai o macete, monte o garfo fixo na moto, monte o garfo móvel, coloque as molas inferiores, os jumelos, o eixo e a roda, outra pessoa ( no caso o meu cunhado ) sobe no quadro e comprime o mesmo para baixo, isso fará a compressão das molas inferiores permitindo a colocação das molas superiores e da porca de regulagem, parece fácil mas tem que fazer uma força FDP, cuidado, nunca fique sobre as molas durante esse processo pois se a porca superior escapa, será lançada com grande força.

2 comentários:

Alexandre Eduardo disse...

Boa tarde!! Gostaria de saber se esta frente springer esta a venda.

Anônimo disse...

ola colega. parabens pela restauracao. tenho uma duvida, vc sabe quem fabrica suspensao springer aqui em sampa? obrigado.
nice-guy@ig.com.br

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