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segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

BLOCO DO MOTOR

Motor desmontado passei então a inspeção das peças para ver o que precisa ser substituido, iniciando pelo bloco

 A primeira coisa a ser checada é se as tampas do bloco formam um par, isso é feito comparando o numero que fica em posição inferior, bilateralmente. Esse numero não é igual ao do motor, serve apenas para mostrar que essas peças foram ajustadas de fábrica. É possível montar um bloco despareado, mas vai dar mais trabalho no ajuste

 Feita então a inspeção das tampas a procura de rachaduras ou soldas que felizmente não haviam. Um local que comumente apresenta problemas é o ponto de apoio no motor no quadro, quando o motor não está bem fixo, a vibração vai desgastando o bloco nos pontos de contato

 Aqui se nota a diferença entre o bloco com desgaste acentuado ( superior ) e um com pouco desgaste. Uma das opções de corrigir esse problema seria encher de solda e plainar, mas como a solda desses blocos antigos é complicada, vou fazer uma chapa que irá preencher o local desgastado, igual a placa adaptadora usada para colocar o motor de Knuckle em quadro de Panhead

 Um bloco em melhor estado

  Passei então a inspeção das buchas de apoio dos comandos ( são quadro cams ), nota-se na foto superior o desgaste da bucha. Essa será trocada

Essas já estão em melhor estado. Se houver um pouco desgaste na face de contato isso pode ser corrigido com as arruelas de encosto que são vendidas em várias medidas, já a folga dos orifícios não tem saída, só com a troca das buchas. Notem que na borda das buchas há um "ponto", trata-se na realidade de um pino elástico que trava a bucha e impede que ela rode

 Outro ponto a ser avaliado é a pista dos rolamentos, a da foto acima tem várias manchas, está desgastada mas sem nenhuma "cárie"

Aqui uma bucha condenada, essa superfície toda irregular iria funcionar como uma lima nos roletes. Essa bucha é do motor que me foi dito que estava pronto !!

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