.

.

domingo, 2 de outubro de 2011

O.H.V.

Over Head Valve, ou seja, válvulas sobre a cabeça
E o que significa isso ? Significa que as válvulas de admissão e escape de gases ficam localizadas no cabeçote da moto, sobre a câmara de combustão. 
Na maioria das motos o acionamento dessas válvulas é feito por uma corrente que liga o virabrequim ao comando de válvulas, que por sua vez fica localizado no cabeçote e aciona diretamente as válvulas.
Nas Hs o funcionamento se dá de forma um pouco diferente: 


O comando de válvulas fica na lateral direita do bloco do motor e é acionado por uma engrenagem na ponta do virabrequim, esse comando tem uns ressaltos excêntricos que ao girar fazem o conjunto de "carrinhos" subir e descer. Esses "carrinhos" empurram uma vareta que por sua vez empurra um dos braços do balancim.
O braço oposto do balancim comprime então a válvula, abrindo-a

Nas HDs existem 4 conjuntos desses, 2 em cada cilindro, 1 de admissão e um de escape.
Nas antigas OHV ( Knuckle, Pan, Shovel e Evo ), todos são acionados por um comando único com 4 ressaltos
Nas Twin Cam são dois comandos ( comandos gêmeos )
Já Quad Cam ( quatro comandos ) são usados nos motores Sportster e Buell

Essa foto acima eu tirei quando juntava as peças do motor da Panhead azul, que apesar de bonita na foto, está montado com o motor oco esperando a vez na fila.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...