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sexta-feira, 8 de abril de 2011

AROS E CUBOS


As rodas das Flatheads são intercambiáveis, a roda dianteira serve na traseira que serve no sidecar que serve na dianteira.
A exceção é a roda dianteira da WL, que só serve na dianteira da WL. A diferença está no cubo, todas usam star hub com o tambor de freio parafusado, já na roda dianteira de WL a panela de freio é incorporada ao cubo.
As Big Twins, as WLs, Sidecars e Servicars usam aros de 16 pol, já as WR e as militares ( WLA e WLC ) usam aros de 18 pol com o intuito de aumentar o vão livre do solo.
As WLC ( militares 750 cc fabricadas para o exército canadense ) usavam o freio dianteiro de Big Twin, ou seja, cubo Star Hub com tambor de freio parafusado. Essa configuração é muito mais inteligente que a usada nas motos americanas, pois com as rodas intercambiáveis a manutenção era mais fácil e um numero menor de peças de reposição em estoque se fazia necessário.

Aqui um roda aro 16 com o cubo Star Hub. O nome é por causa da capa em forma de estrela nque cobre o conjunto de rolamentos ( cromada nesse caso )


Aqui uma roda com o cubo dianteiro de 750 cc.
Esse cubo foi introduzido em 1928 nas JDs, primeiro modelo da HD a ter freio dianteiro.

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