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sexta-feira, 11 de março de 2011

EXCESSÃO


Comigo as coisas geralmente funcionam assim: se existe só um modelo que não serve, é o que eu tenho ...
Dessa vez foi diferente !!!

Desmontei os dois câmbios de 750 cc com o intuito de fazer ao menos um, o outro serviria inicialmente como doador de peças e quem sabe um dia retornaria a vida


Ao comparar as peças para escolher as melhores, comecei a observar algumas diferenças. A engrenagem do tambor que aciona os garfos tinham marcas diferentes, a da direita tem apenas um risco, que é usado para sincronizar com a engrenagem do braço de acionamento,


a outra tinha duas inscriçoes, o numero 3 e a letra R, fui ao manual e descobri que essa engrenagem pode ser usada tanto no câmbio de 3 marchas ( sincroniza no numero 3 ) quanto no câbio de 3+ré ( sincroniza então no R )


os trambuladores de acionamento da engrenagem da primeira também eram diferentes, um com os dentes para os dois lados, semelhante ao trambulador que aciona as engrenagens da segunda e da terceira, e o outro com dente apenas para um lado ( curiosamente os manuais tratam esses dentes como "dogs" )


Aqui o câmbio montado com o trambulador com os dentes apenas voltados para a engrenagem da primeira


A face voltada para a tampa da partida funciona apenas como um espaçador


se substituido pelo trambulador com dentes para os dois lados, fica pedindo uma quarta engrenagem, como o garfo que movimenta esse trambulador acionando ou a engrenagem da primeira ou essa outra faltante


Na lata de peças avulsas havia uma engrenagem que parecia não se encaixar em nada, e não é que ela encaixa nesse trambulador, ou seja, é a engrenagem da ré. Falta apenas a engrenagem que vai no local com o círculo vermelho e essa fará o carretel com o eixo primário rodar ao contrário.

Resumindo, tinha um câmbio de 3+ré e não sabia, esse câmbio é originalmente usado nas motos com sidecar ou no servicar. No meu caso será usado nesse ultimo.

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