.

.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

MONTAGEM DA SPRINGER NA SALA

Após um longo e tenebroso inverno, retomei a lida das velhinhas, minhas ferramentas e peças estão encaixotadas e espalhadas, o que achei que seria necessário para uma manutenção básica e para a montagem da WLA está em caixas plásticas industriais na sala de casa, hoje iniciei a montagem da frente springer, no chão da sala.


O garfo móvel com suas "pernas" novas e os novos eixos das molas. A ponta inferior dos eixos é cônica e eles vão presos ao garfo por duas porcas


Aqui o garfo móvel montado. Trata-se de uma primeira montagem, de ajustes, portanto todo o conjunto está sem acabamento.


As molas inferiores, também novas, são então colocadas nos eixos do garfo móvel, apoiadas em uns "pratos" , o que irá impedir que as molas se movam lateralmente


O garfo móvel é então colocado no garfo fixo, com os eixos das molas passando por dois orifício no garfo fixo, nesse ponto também existem outros dois "pratos" que fixam a borda superior das molas inferiores


Une-se então as extremidades inferiores dos garfos com os jumelos. Os jumelos foram embuchados e feitas novas porcas chatas para a fixação do garfo móvel. Nessa foto é possível observar que a extremidade inferior do garfo móvel ainda está sem acabamento, quando desmontar o conjunto para pintar, vou arredondar as pontas como a original.

Na borda superior do garfo fixo, onde passam os eixos das molas, são colocadas as buchas que servem como guia de alinhamento dos eixos e como base das molas superiores. Aqui é possível observar o "upgrade" feito nas buchas, com o seu centro em bronze.


Para a colocação das molas e da porca da extremidade superior do eixo, existe uma ferramenta especial para a compressão das molas inferiores, assim o eixo sobe e é possível a colocação das porcas. Não tenho essa ferramenta, até hoje tenho usado a mesma técnica, nesse ponto da montagem coloco a frente na moto, instalo a roda dianteira e desço a moto para o chão, o peso da moto comprime as molas inferiores e está tudo resolvido. Como vai demorar para essa frente ir para a moto e até mesmo para essa moto ter peso suficiente, vou comprar um "grampo" grande e improvisar uma ferramenta de compressão das molas.

Um comentário:

Unknown disse...

Ola! muito legal essa suspensão mais gostaria de saber onde conseguir essas MOLAS ou almenos a especificação das mesma?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...