.

.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MARCHA RÁPIDA


Em Sampa existe a inspeção da Controlar com o intuito de avaliar a emissão de poluentes, isso tem sido uma grande dor de cabeça para os proprietários de veículos antigos sem placa preta e tem enchido o cofrinho dos mecânicos.
Existe um projeto de lei na tentativa de recriar a placa amarela, ela seria usado em veículos antigos não originais e veículos especiais que por sua vez ficariam isentos da inspeção ambiental assim como acontece com os placa preta.
Só fica uma dúvida : Vai custar quanto ?
Enquanto isso não acontece eu vou fazendo o que posso:


Resolvi que faria tudo sozinho, primeiro desmontei o carburador do Jeep e dei uma geral, aproveitei e troquei os giclês por outro um pouco menores. O filtro de ar é embebido em óleo, tirei o óleo, lavei o filtro e deixei seco.


Um jogo de velas novas ( seis, baita prejuízo ) e coloquei a abertura indicada no manual do proprietário. Como já havia colocado uma ignição eletrônica há alguns anos, fiquei tentado a deixar um pouco mais aberta.



Baita chuva e lá vou eu passar no posto da controlar. Nesse caso a chuva foi uma boa pois ficava impossível de se fazer qualquer análise visual de vazamento de óleo do motor/câmbio/reduzida.
O problema é que fui reprovado só na emissão de Hcc na marcha lenta. Valor normal até 700 e deu 830. O resto redondinho.
A prefeitura muito bondosamente nos permite passar novamente na Controlar no prazo de 30 dias sem pagar nova taxa, que esse ano foi reajustada acima da inflação.


Não teve jeito, tive que pagar para passar o carro em um leitor de gases particular e tentar uma regulagem. Sabe como resolvi o problema ? Aumentei a marcha lenta dos 88 rpms do manual para 1000 rpms e o Hcc caiu para 500.
E lá está o selo ! De volta as ruas !

5 comentários:

Camata disse...

Aumentou a lenta? Por essa eu não esperava.

Bittenco disse...

Flanelinha no painel?? Esse Jeep já viu uma trilha, lama, areia ou pedra?

Bittenco disse...

O refén chegou bem?

Hadys disse...

Vamos lá:
-Aumentei a lenta, passei na inspeção e já retornei aos 600 rpm, a marcha lenta é do tipo : morri-peguei-morri-peguei
-Não é flanelinha, é o clássico paninho de po--a, e nem sei como tive coragem de sair com o carro com aquela chuva !!
-Refén chegou bem, em breve estará em uso

Guilherme. disse...

É um calvário.
Os meu antigos eu deixei para lá.....
No futuro vou transferir para alguma cidadezinha perdida do interior, com 500 habitantes.
Abs.
Guilherme.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...