.

.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PLACA PRETA

Com o advento da inspeção veicular em São Paulo, optei por tentar colocar a placa especial (vulgo placa preta) nas meninas, assim ficaria isento da tal inspeção e poderia manter as características delas sem a obrigatoriedade de itens de segurança que não fossem originais (piscas, por exemplo), mal sabia eu que começava então uma novela, fui me informar e descobri que existem alguns requisitos básicos:

-Veículo ter mais de 30 anos de fabricação

-Não pode ser réplica

-Deve conservar a maioria das suas características originais ( 80 pontos em 100 possíveis na avaliação )

-Estar devidamente documentado e licenciado

-Deve fazer parte da coleção de um clube que seja filiado a Federação Brasileira de Veículos Antigos ( FBVA) que por sua vez, deve ser cadastrado junto ao DENATRAN , aqui cabe uma ressalva pois apesar do que diz a legislação, alguns clubes não cadastrados a FBVA tem cadastro para a regularização da placa especial junto ao DENATRAN

Em posse dessas informações, fui procurar algum clube de motos antigas filiado a FBVA e para minha surpresa, NÃO EXISTE, entrei em contato direto com a FBVA e fui orientado a procurar os clubes constantes no site deles como filiados, gastei tempo e dinheiro com telefone a toa, nenhum deles fazia a inspeção de motos, em um, que prefiro não identificar, o presidente, que depois descobri ser despachante, me ofereceu o serviço completo, já pronto por R$1500,00, sendo R$ 500,00 só da inspeção, a FBVA regulamenta esse preço próximo aos R$ 100,00, perguntei se ele tinha experiência em HDs antigas e ele me informou que faz avaliação de qualquer veículo antigo pois está no ramo a muito tempo, curiosamente, eu que tenho vasta literatura e restauro essas belezinhas, sempre me vejo em dúvida, descartei de pronto pois não quero comprar a placa e sim faze-lo de forma legal, algo que valorize a moto. Acabei entrando em contato com o clube dos três cilindros, que aceita motos, pois já houve moto DKW, me informei sobre quem faria a inspeção e fui informado que há um dos sócios que tem várias HDs antigas, com experiência para a análise, me filiei ao clube, agora preciso esperar três meses como sócio e solicitar a avaliação, essa ficha de avaliação é encaminhada a FBVA que a registra, devolve ao clube, esse me concede o certificado com o qual dou entrada no DENATRAN, no preço “de tabela“
Como curiosidade, existem duas planilhas de avaliação, a regulamentada pela FBVA e a dos clubes “ independentes”, ambas sérias, com suas peculiaridades, e ambas com itens excludentes, como por exemplo a troca de motor.
Estou pensando seriamente em criar um clube de motos antigas, juntar gente com experiência nas diversas marcas e fazer a coisa séria, com certificação de originalidade que realmente valorize as motos, já estou me informando sobre a legislação.

Como fato histórico, a resolução que regulamenta a identificação e o emplacamento dos veículos de coleção ( resolução n 56, de 21 de maio de 1998 ), foi assinada pelo então ministro da justiça do Presidente Fernando Henrique Cardoso, o Sr Renan Calheiros, vejam como nossa memória é curta e a politica brasileira é bizarra.

Um comentário:

Carlos Ábila disse...

Se for criar o clube para estes fins , estou dentro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...