O comando de valvulas é composto por quatro engrenagens ( 5 se contarmos a da ponta do virabrequim, que movimenta todo o conjunto e a bomba escavenger ), todas tem um excêntrico atras que ao girar movimenta verticalmente os tuchos e por sua vez as valvulas,não há balancim.
As engrenagens são numeradas e devem ser sincronizadas, tem algumas marcas nas suas bordas que devem ser alinhadas, há tambem uma sincronização com a engrenagem da bomba inferior ( escavenger ) que aparece presa a ponta do virebrequim e é a primeira a ser colocada, a 1º engrenagem atravessa a tampa do comando e movimenta a bomba de óleo de pressão, a bomba de pressão não necessita ser sincronizada, a ponta da segunda engrenagem movimenta o distribuidor, que é colocado depois do motor montado tambem sincronizado.
As engrenagens são numeradas e devem ser sincronizadas, tem algumas marcas nas suas bordas que devem ser alinhadas, há tambem uma sincronização com a engrenagem da bomba inferior ( escavenger ) que aparece presa a ponta do virebrequim e é a primeira a ser colocada, a 1º engrenagem atravessa a tampa do comando e movimenta a bomba de óleo de pressão, a bomba de pressão não necessita ser sincronizada, a ponta da segunda engrenagem movimenta o distribuidor, que é colocado depois do motor montado tambem sincronizado.
Há uma 5º engrenagem, tambem sem sincronização que vai movimentar o alternador, essa é presa um um eixo fixo com um parafuso, todas as outras se apoiam em buchas de bronze na carcaça do motor e na tampa do comando, curiosamente as WR ( de corrida ) tinham suas engrenagens apoiadas em rolamentos.
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