.

.

domingo, 14 de junho de 2009

MONTANDO A PRIMÁRIA








A porca que prende o "carretel" da embreagem é do tipo rosca esquerda, portanto, aperta ao contrário, em seu centro passa a vareta de acionamento da embreagem, originalmente vai no seu interior uma vedação de feltro, fixada com uma arruela e uma mola, faço sempre o upgrade para retentor, na realidade uso dois retentores no interior da porca, isso é importante pois o óleo do câmbio pode vazar por ai e lambuzar os discos, fazendo com que a embreagem fique enroscando. essa porca é travada por uma arruela específica, com umas orelhas que são rebatidas após o aperto, para se fazer o aperto, utilizo uma ferrramenta de fabricação caseira, um disco velho de embreagem com uma barra de ferrro soldada, isso trava o conjunto e permite o aperto adequado da porca.
Instalei então o conjunto pinhão/corrente primária/campana da embreagem e começei a montagem do conjunto da embreagem, intercalei os discos de embreagem com os discos separadores e coloquei a placa pressionadora, fixada nos 3 "dedos" longos do carretel por porcas com uma estria de trava, essas porcas que dão a regulagem de pressão da embreagem.
Conjunto montado, a regulagem acaba sendo na raça, coloquei a medida padrão de encurtamento das molas, mas vou precisar das umas voltas para o conjunto acentar e regular novamente.
A regulagem da tensão da corrente da primária se dá movimentando-se o câmbio por um parafuso de regulagem na sua base, acerta-se a folga e só então fixa-se o câmbio na sua base.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...