Vou começar as postagens sobre a reforma do câmbio da WLA, para facilitar pesquisas futuras acrescentei um novo marcador "câmbio 45"
Nunca havia feito um câmbio desse antes, portanto acabei me baseando no manual e no bom senso, contei ainda com a consultoria do Marcelo da TB Garage, o unico que eu conheço com experiência nesse câmbio eu sei que não é só mais um palpiteiro, pois desses eu encontrei vários ...
Primeiramente vou fazer alguns comentários:
O câmbio da 750 cc não é um câmbio de 1200 pequeno, é muito diferente e pela maior parte das opiniões que ouvi, muito pior...
Existem basicamente 4 tipos de câmbio:
Até 1939 - esse se caracteriza pelo fato do câmbio de 3 marchas e o de 3 marchas com ré serem competamente diferentes, com caixa e componentes internos distintos
1940 - primeiro ano onde os câmbios com e sem ré usavam uma caixa unica e a maioria dos componentes internos em comum
1941 a 1946 - muito semelhante ao 1940 porém com alguns upgrades, como por exemplo um tambor do trambulador maior e é desse câmbio que vou tratar nas próximas postagens
1947 a 1973 - em 1946 inverteram a sequência de acionamento das marchas, ficando a ultima delas acionada com a alavanca deslocada toda para frente evitando o incomodo da alavanca batendo no joelho esquerdo, nas 1200 bastou inverter o braço de acionamento do trambulador, mas como nas 750 não havia espaço para isso, precisaram fazer um tambor de trambulador em espelho. Esse tambor é facilmente identificado por ter uma marca de tinta amarela. Nos ultimos anos dos sidecars esses câmbios ganharam algumas adaptações para a partida elétrica
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