.

.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

TORTON - TROCANDO OS CABOS

A maioria dos cabos (todos, pra dizer a verdade) estavam em mau estado, portanto não dava para saber, por exemplo, se era o cabo ou a embreagem que estava meio estranha e a decisão foi trocar todos.

De cara, deu para perceber que o cabo da embreagem (clutch cable), o cabo do descompressor (valve lifter cable) e o cabo do avanço (magneto control cable) tinham terminais fora dos padrões atuais então, foi preciso reaproveitar os terminais originais, trocando apenas o cabo e a capa.


 Esse é o cabo da acelerador (throttle cable) que tem terminais similares aos atuais, mas o esticador no meio do cabo ajuda bastante a regular a folga do cabo já que o outro esticador junto do carburador tem um curso muito limitado.

Cabo do descompressor, também com o esticador junto do motor, nesse caso do cabeçote, o que exige que se retire o tanque cada vez que for necessário a troca ou regulagem. Ele é usado para manter a válvula de escape aberta e, deste modo, fazer o motor morrer pois o magneto é um imã permanente e tem vida própria, diferente do alternador que depende da tensão da bateria para magnetizar o estator e gerar a tensão para a bobina. 

No magneto não adianta desligar a chave da ignição pois enquanto o motor estiver rodando, o magneto vai continuar a enviar tensão para as velas. Para desligar o motor, tem que ser no modo hard, tampando a entrada de ar do carburador ou mantendo a válvula de escape levantada, o que mata a compressão do motor e, nos 2 casos, c'est fini.


Cabo da embreagem: o esticador fica junto ao motor e não junto ao manete como é mais comum.


O cabo do freio dianteiro não tem nada de especial, é só buscar um cabo de comprimento similar no mercado e correr pro abraço. 

Vou ficar devendo a foto do cabo do avanço da ignição mas, só pra constar, ele tem um desenho similar ao da embreagem, com um esticador junto ao magneto.

E finalmente, o cabo do afogador (air control cable) tem a configuração similar as atuais, no problem.

próximo passo, freio dianteiro...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...